Princípio de um romance

Andei perdido pelas ruas, inebriado pelos movimentos do seu corpo, a tentar encontrar o momento certo e seguro para a abordar. Passei a ponte, escondi-me junto dos vendedores de ouro para que não me visse enquanto apreciava as montras, observei a senhora que a acompanhava para tentar desvendar quem seria aquela nobre e misteriosa dama.

Era início de inverno e o sol da tarde aquecia as pedras da cidade de Florença, dando uma cor única aos edifícios.

Passava os meus dias a trabalhar para Brunelleschi, na construção da sua louca catedral.

Chegava ao final do dia completamente exausto e mal tinha forças para andar. Tinha por hábito sentar-me na escadaria da catedral a recuperar energias e a pensar no meu percurso até à pensão onde jantava e dormia.

Naquele final dia, porém, não pude parar de andar. Ela passou por mim apressada, num nobre vestido verde esmeralda difícil de esquecer e eu, quase sem pensar, comecei a segui-la na esperança de lhe conseguir dirigir a palavra.

Andei perdido pelas ruas, inebriado pelos movimentos do seu corpo, a tentar encontrar o momento certo e seguro para a abordar. Passei a ponte, escondi-me junto dos vendedores de ouro para que não me visse enquanto apreciava as montras, observei a senhora que a acompanhava para tentar desvendar quem seria aquela nobre e misteriosa dama.

Lá no fundo, eu sabia que nada me faria desistir. Não sabia se ela me deixaria aproximar ou se chamaria por socorro, mas tinha de tentar.

Umas ruas depois a senhora que a acompanhava distraiu-se enquanto comprava flores a um vendedor de rua e eu pensei: “agora é a minha oportunidade”.

Agarrei-a por um braço, com um misto de força e delicadeza, puxei-a para uma rua paralela menos movimentada e, sem saber com que coragem, dirigi-lhe as seguintes palavras:

– Formosa Dama, as pérolas que carrega em seu colo não fazem jus à sua beleza e o verde dos seus olhos ofusca a cor do seu vestido. Quem sois, bela Dama, que iluminas todas as ruas por onde passas e cativas todas as minhas energia e atenção?

unnamed

Deixe uma Resposta

