semana 5

Razão vs Coração

O velho sábio estranhou ver um rapaz tão novo a colocar-lhe questões sobre a vida, mas aceitou ajudá-lo: “- Conta-me lá então o que te preocupa?!

João era um jovem rapaz que tinha muita dificuldade em tomar decisões e nunca sabia qual a escolha mais acertada. Em todas as questões da sua vida, ele encontrava-se dividido entre a razão e o coração.

Será que deveria escutar o que o seu coração, impulsivo e apaixonado, lhe dizia ser o mais correcto ou seguir o caminho que a sua mente, racional, inteligente e calculista, lhe apontava como seguro?

Todos os dias o João enfrentava pequenos dilemas: O que vou vestir? O que vou fazer? Devo comer mais um chocolate hoje? Será melhor ir brincar ou estudar? Vou para casa ou fico mais um pouco no parque?

Para todas estas questões o João encontrava duas respostas, uma dada pelo coração e outra pela razão, mas não sabia qual deveria seguir. A mais sensata ou a mais apaixonada?

Certo dia chegou à sua terra um velho sábio. Diziam que ele tinha resposta para todas as questões.

“- Ah, ele poderá ajudar-me!”, pensou o João

Largou tudo o que estava a fazer e foi procurar o velho homem. Quando o encontrou disse-lhe a medo: “- Tenho uma questão sobre a vida que preciso ver respondida!”

O velho sábio estranhou ver um rapaz tão novo a colocar-lhe questões sobre a vida, mas aceitou ajudá-lo: “- Conta-me lá então o que te preocupa?!

“- Preciso de ajuda para decidir a quem devo dar ouvidos ao longo da minha vida: ao meu coração ou à minha razão?”, disse o João.

O velho sábio sorriu, pensou um pouco na melhor forma de responder ao rapaz e deixou escapar as seguintes palavras: “- O coração e a razão são como os dois pratos de uma balança. Sem um deles a balança não funciona e nunca encontraremos o equilíbrio. Assim, meu jovem rapaz, deverás sempre ter em conta os dois, encontrando o equilíbrio natural da vida, sem nunca deixar que apenas um influencie a tua decisão.”

Standard

Deixe uma Resposta

