Março 2016

Mundos

Há quem tenha mundos, de letra pequenina, mas enormes, gigantes. Impossíveis de prender e de agarrar, que rolam sem controlo e sem destino definido. […] E eu cheia de medo de cada vez que o meu mundo, pequeno e controlado, abana.

A luz bate-me no rosto. Não fosse o ruído longínquo do reboliço da cidade atrás de mim, e seria capaz de jurar que estava numa praia paradisíaca, em pleno Inverno. As ondas seguem o ritmo da minha respiração, creio – ou será o contrário? Será que o mar me ouve?

O mar acalma-me. Ajuda-me a pensar. A sua imponência, o bloco azul gigante que se estende à minha frente, faz-me perceber como sou pequena. Como as minhas dúvidas não são capazes de fazer o Mundo parar. O Mundo, o a sério, nunca pára.

Já o meu mundo, esse com letra pequenina, tão fechado, tão controlado, tão sempre na minha mão, pára de cada vez que há um alto na estrada que o faz balançar. Mas olho o mar, com olhos de ver, e vejo que o meu mundo é pequeno, mesmo pequeno. Fácil de agarrar. Pacífico. Com as suas pequenas ondas, pequenas montanhas e pequenos vales, mas fácil de agarrar. Tão fácil, que o Mundo, o a sério, nem se apercebe que ele existe, e gira como se nada fosse de cada vez que o meu mundo, de letra pequenina, abana e pára.

Há quem tenha mundos, de letra pequenina, mas enormes, gigantes. Impossíveis de prender e de agarrar, que rolam sem controlo e sem destino definido. Fascinam-me, esses mundos. Seja pela aventura de nunca saberem onde vão parar, ou pela capacidade de baterem em tantas paredes pelo caminho sem se desfazer. E eu cheia de medo de cada vez que o meu mundo, pequeno e controlado, abana.

O mar à minha frente, a cidade atrás de mim. A paz e o reboliço. A vida e o sufoco. A morte e a energia. E eu aqui no meio, sem saber se abano ou se agarro.

 

 

Anúncios
Standard

One thought on “Mundos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s