Mundos

Há quem tenha mundos, de letra pequenina, mas enormes, gigantes. Impossíveis de prender e de agarrar, que rolam sem controlo e sem destino definido. […] E eu cheia de medo de cada vez que o meu mundo, pequeno e controlado, abana.

A luz bate-me no rosto. Não fosse o ruído longínquo do reboliço da cidade atrás de mim, e seria capaz de jurar que estava numa praia paradisíaca, em pleno Inverno. As ondas seguem o ritmo da minha respiração, creio – ou será o contrário? Será que o mar me ouve?

O mar acalma-me. Ajuda-me a pensar. A sua imponência, o bloco azul gigante que se estende à minha frente, faz-me perceber como sou pequena. Como as minhas dúvidas não são capazes de fazer o Mundo parar. O Mundo, o a sério, nunca pára.

Já o meu mundo, esse com letra pequenina, tão fechado, tão controlado, tão sempre na minha mão, pára de cada vez que há um alto na estrada que o faz balançar. Mas olho o mar, com olhos de ver, e vejo que o meu mundo é pequeno, mesmo pequeno. Fácil de agarrar. Pacífico. Com as suas pequenas ondas, pequenas montanhas e pequenos vales, mas fácil de agarrar. Tão fácil, que o Mundo, o a sério, nem se apercebe que ele existe, e gira como se nada fosse de cada vez que o meu mundo, de letra pequenina, abana e pára.

Há quem tenha mundos, de letra pequenina, mas enormes, gigantes. Impossíveis de prender e de agarrar, que rolam sem controlo e sem destino definido. Fascinam-me, esses mundos. Seja pela aventura de nunca saberem onde vão parar, ou pela capacidade de baterem em tantas paredes pelo caminho sem se desfazer. E eu cheia de medo de cada vez que o meu mundo, pequeno e controlado, abana.

O mar à minha frente, a cidade atrás de mim. A paz e o reboliço. A vida e o sufoco. A morte e a energia. E eu aqui no meio, sem saber se abano ou se agarro.

 

 

Anúncios

One thought on “Mundos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s