O meu castelo

Eu ergui um castelo no mar,

Para fugir das leis que não reconheço,

Para não penar nas mãos dos que me querem levar,

A ser como eles ou então nada. E a qualquer preço.

Não calquei a terra nem aspirei o ar,

Quando a guerra se instalou no peitoral:

Eu montei o meu castelo no mar,

Eu ergui das ondas, muralhas de sal.

O fogo não tem lugar no meu abrigo,

E os soldados armados vão ao fundo, pesados.

Ninguém lhes disse que a arrogância traz castigo,

Mesmo que se acredite estar no mais certo dos lados.

Eu vejo-os daqui, os que ficaram na praia, os medrosos,

Vejo-os: covardes a deitarem abaixo as portas,

Em busca de um qualquer espólio das gentes. Gananciosos,

A levarem a vida consigo e a deixarem um rasto de almas mortas.

Intento contra eles, com a força bruta do mar,

Invisto como se nada mais houvesse que este sentir:

Que tem que haver mais que este modo de existir!

Tem que haver outra vida! Outro dia! Um novo lugar!

Quando a noite cai e os criminosos batem em retirada,

Descansamos também, retemperando vontade e energia:

É a altura em que o canto da sereia inunda de alento a enseada,

E nos recorda que  mesmo em guerra, devemos ter amor. Alegria.

Eu ergui um castelo no mar,

Para fugir das leis que não reconheço,

Para não penar nas mãos dos que me querem levar,

A ser como eles ou então nada. E a qualquer preço.

Eu tenho amor comigo, no meu castelo no mar,

Resgatei-o da miséria que impera em terra. Da fealdade.

É pelo dom de o saber gerar e florescer que me estão a atacar,

É inveja e ego, não é por uma divindade.

Eu não vou deixar de viver.

Eu não vou deixar de amar.

E quando o meu último dia de batalha amanhecer,

Que anoiteça nos meus termos, no meu castelo no mar.

Deixe uma Resposta

