Fevereiro 2017

Fora do Quadro

Perco a conta de todos aqueles que já o fizeram. Que guardar os esboços daquilo que eu sou aos olhos dos outros. Porque tão pouco sei o que sou nos meus. O espelho é apenas a metáfora para o que não vejo ou para aquilo que não quero reconhecer.

O que faço quando ele terminar o retrato? Contrato outro pintor? Retrato-me novamente? Uma nova posição? Diferente expressão?

Mais algumas horas e ele arrumará os pincéis, as tintas e retornará a casa. Com o meu quadro em mão. O meu rosto detalhado e ainda o cheiro da minha casa misturado com o cheiro forte das tintas.
O laço vermelho ainda não caí mas darei também um par de horas até que também isso se desfaz-se como tudo o resto à minha vota.

Quando olhares o retrato sei que não o pensarás. Segura de mim. Em demasia. Um pouco de sensualidade que digo não saber existir em mim para que seja ainda mais eficaz na minha tentativa de ficar na memória destes que me retratam.

Perco a conta de todos aqueles que já o fizeram. Que guardar os esboços daquilo que eu sou aos olhos dos outros. Porque tão pouco sei o que sou nos meus. O espelho é apenas a metáfora para o que não vejo ou para aquilo que não quero reconhecer.

E as bugigangas que se espalham pela casa e que são impossíveis de esconder nos retratos? Essas são partes da minha coleção de ocultação  de mim própria.

Mas repara nos detalhes. O rosto delicado. Pareço tão jovem. O vestido sem floreados para mostrar a pacatez diária e as jóias? Apenas um adereço que me deixa mais proibida aos olhos dos pintores que passam por esta casa.

Texto ininspirado no quadro de Jean-Auguste-Dominique Ingres – Comtesse d’Haussonville.

Standard

Deixe uma Resposta

